Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for março, 2012

Quando liberar o paciente cardiopata para relação sexual?

Tags:, , , , , , , , , , , , .

No final do mês de janeiro/2012 foi publicado pela AHA (American Heart Association) a diretriz sobre atividade sexual em pacientes cardiopatas.

Esta dúvida é muito frequente no consultório médico. O assunto ainda é “tabu”, e os pacientes não se sentem à vontade para perguntar ao médico. Por isso resolvi postar um resumo das novas diretrizes americanas sobre o assunto. Para facilitar, vou dividir os pacientes em grupos:

1) PACIENTES COM DOENÇA CORONARIANA CRÔNICA (aqueles que já fizeram angioplastia ou cirurgia cardíaca, ou apresentaram infarto há, pelo menos, 6 meses):

- Se forem assintomáticos aos esforços, ou seja, se não sentem nada durante uma atividade física como correr ou subir escadas, podem ser LIBERADOS para atividade sexual;

- Se o cardiologista tiver dúvida sobre a capacidade física do paciente, deve-se solicitar o TESTE ERGOMÉTRICO (teste de esteira). Se o paciente atingir mais do que 5 METs (cerca de 5 minutos) e não houver alterações no teste, podem ser LIBERADOS para atividade sexual;

- Remédios para disfunção erétil (“impotência sexual”) como o VIAGRA p. ex. são bem tolerados pelos pacientes, desde que os mesmo não façam uso de NITRATOS (p.ex. Sustrate, Monocordil, Isordil, etc).

2) PACIENTES APÓS INFARTO:

- Estes pacientes podem ser LIBERADOS para atividade sexual após 1 semana da alta hospitalar, desde que estejam assintomáticos e consigam completar atividades de esforço moderado (subir escadas p. ex.) sem sentir nada.

3) PACIENTES APÓS ANGIOPLASTIA:

- Se não há nenhuma outra obstrução a ser tratada, ou seja, foi implantado stent em TODOS os locais onde haviam obstruções graves, podem ser LIBERADOS para atividade sexual dentro de 3-5 dias após a alta hospitalar;

- Se ainda há obstruções a serem tratadas em um segundo momento, deve-se esperar a realização deste procedimento, ou se não, realizar teste ergométrico, e dependendo do resultado liberar o paciente para atividade sexual.

4) PACIENTES APÓS CIRURGIA CARDÍACA (CIRURGIA DE “PONTE DE SAFENA”):

- Se foram colocadas pontes de safena em todos os vasos (que é a situação mais comum), deve-se LIBERAR o paciente para atividade sexual após 6 a 8 semanas da alta hospitalar (prazo para completar a cicatrização total do esterno – osso no tórax).

- Se não foram colocadas pontes de safena em todos os vasos, deve-se realizar TESTE ERGOMÉTRICO ou CINTILOGRAFIA MIOCÁRDICA antes de liberar o paciente.

Posted on 24 março '12 by Dr. Ricardo, under Cardiologia. 112 Comments.