Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for novembro, 2011

Vareniclina aumenta risco cardiovascular

Tags:, , , , , , , , .

O famoso medicamento Vareniclina (comercializado no Brasil pela Pfizer com o nome de Champix) indicado para auxiliar na cessação do hábito de fumar teve sua bula atualizada pelo FDA Americano (Food and Drugs Administration – órgão que controla e fiscaliza o uso de medicações nos EUA), pois uma série de estudos que acompanharam pacientes que utilizaram esta medicação evidenciou um pequeno aumento do risco cardiovascular.

Ou seja, apesar de ser extremamente benéfico no tratamento de quem deseja parar de fumar, e assim, diminuir os efeitos do cigarro sobre o coração, o seu uso pode estar relacionado com um pequeno (porém consistente) aumento da chance de infarto ou internações por problemas cardíacos.

A atualização da bula pelo FDA também frisa que o paciente deve iniciar a Vareniclina 7 dias antes de parar de fumar e que a interrupção do tabagismo deve ser realizado do 8o ao 35o dia de tratamento.

Posted on 28 novembro '11 by Dr. Ricardo, under Cardiologia. 111 Comments.

Qual a melhor dieta para controle do colesterol?

Tags:, , , , , , , .

Você sabe como fazer uma dieta para abaixar o seu colesterol?

Acredito que o “básico” seja de conhecimento geral, ou seja, reduzir ingestão de frituras, gorduras saturadas em geral, carne vermelha, manteiga, queijos amarelos, etc. Mas qual a MELHOR DIETA para reduzir o colesterol?

Um estudo publicado recentemente no JAMA (Jornal da Associação Americana de Medicina) comparou 2 tipos de dieta para controle do colesterol em uma população de 351 indivíduos. Metade deste grupo recebeu dieta com redução de gorduras saturadas e a outra metade recebeu dieta com alimentos relacionados como “benéficos ao coração” pelo FDA americano (órgão que controla a comercialização de medicamentos e alimentos nos EUA). No Brasil estes alimentos equivalem aos produtos que recebem o selo da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) que já descrevemos aqui no blog. Só para constar, estes alimentos “amigos do coração” contém grandes quantidades de aveia, proteínas da soja, trigo, fitofibratos, etc.

Vamos aos resultados: O grupo que utlizou a dieta de conhecimento popular com menos gordura saturada obteve uma redução de 3% do colesterol LDL basal, em média, menos 8mg/dl. E o grupo que utilizou uma dieta à base de produtos “amigos do coração” obteve uma redução de 13,8% do colesterol LDL basal, em média menos 26mg/dl.

Vou confessar que tal resultado me surpreendeu, pois acreditava muito mais em uma dieta pobre em gordura para redução do colesterol LDL do que os produtos lançados para tal fim. Mas devo me render e dizer que estes produtos realmente funcionam!! E agora isto está comprovado cientificamente. Clique neste link e imprima a relação completa de produtos aprovados pela SBC.

Posted on 2 novembro '11 by Dr. Ricardo, under Cardiologia. 139 Comments.