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Archive for setembro, 2011

Apenas 15 minutos de exercício por dia!!

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Estudo publicado recentemente na revista LANCET mostrou que apenas 15 MINUTOS de exercício físico de moderada intensidade por dia são suficientes para reduzir o risco cardiovascular.

“Exercícios de leve intensidade reduziram a mortalidade geral em 14% (!!)”. O benefício dos exercícios foi significativo, mesmo sem atingir a meta recomendada de 150 minutos por semana.

O estudo avaliou 416.175 pessoas na Tailândia (199.265 homens e 216.910 mulheres) entre 1996 e 2008. Estes indivíduos foram acompanhados por uma média de 8 anos, e foram categorizados em 4 níveis: inativos, levemente ativos, moderadamente ativos e altamente ativos, de acordo com a quantidade de exercícios semanais que praticavam. Para cada grupo foi calculada a expectativa de vida e mortalidade.

A carga de exercícios praticada pelo grupo de pessoas “levemente ativas” foi de 92 minutos por semana, ou 15 minutos (em média) por dia. A mortalidade geral caiu 14% neste grupo, e a expectativa de vida foi 3 anos maior do que o grupo inativo.

Outro achado interessante: a cada incremento de 15 minutos de exercício por dia observou-se uma redução de 4% na mortalidade geral.

Por isso, mantenho a minha recomendação: “Primeiro: nunca é tarde demais para se exercitar (mesmo para pacientes idosos que nunca praticaram exercícios) / Segundo: Regularidade é fundamental (tem que fazer exercício DIARIAMENTE) / Terceiro: Não importa a hora que vc chega em casa, sempre há um tempinho para se dedicar ao exercício”

Posted on 14 setembro '11 by Dr. Ricardo, under Cardiologia. No Comments.