Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for julho, 2011

Uso diário de antiinflamatórios aumenta mortalidade cardiovascular

Tags:, , , , , , , .

Há vários anos sabemos que o uso crônico de antiinflmatórios é prejudicial à saúde. O efeito colateral mais conhecido é a inflamação gástrica (gastrite), que é comum com seu uso agudo em altas doses. Outro efeito colateral bem conhecido é a toxicidade renal, que está mais relacionada ao uso crônico, e é mais comum em pacientes que já possuam um “certo grau” de insuficiência renal.

Um estudo publicado esta semana no American Journal of Medicine avaliou o risco de eventos cardiovasculares em pacientes idosos, hipertensos e coronariopatas estáveis que estavam em uso crônico de antiinflamatórios não hormonais (AINH).

O estudo avaliou 882 pacientes que faziam uso crônico de AINH, e comparou com 14.408 pacientes que não faziam uso e 7.286 que faziam uso esporádico, e acompanhou estes pacientes por 2,7 anos.

O resultado (já esperado!!) revelou uma maior mortalidade (por qualquer causa, ou por infarto ou por AVC) nos pacientes que usavam AINH. O uso crônico de AINH aumentou em 47% (!!!) a incidência de óbito quando comparado ao grupo que não utilizou AINH. Quando foi analisada apenas a mortalidade por causas cardíacas, a diferença foi ainda maior: 226% de óbitos a mais.

A indicação de AINH era, na maioria dos casos, por artrite reumatóide, osteoartrite ou dor lombar. Foram utilizados todos os AINH (ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco, etc). Uma metanálise porém, sugere que o risco parece ser um pouco menor com o uso do naproxeno em comparação aos outros.

Por isso, eu sempre recomendo aos meus pacientes: “Uso de antiinflamatório é por, no máximo, 3 a 5 dias. Se você tiver dor lombar crônica, prefira usar dipirona ou paracetamol, ou até Tramadol ou Tylex em caso de dor forte”. Fica a dica! Um abraço a todos.

Posted on 16 julho '11 by Dr. Ricardo, under Cardiologia. 110 Comments.