Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for junho, 2011

7500 passos por dia após infarto

Tags:, , , , , , , , , , .

Estudo apresentado no 58o congresso da Sociedade Americana de Medicina Esportiva (ACSM) no dia 7 de junho de 2011 mostrou que pacientes que tiveram infarto agudo do miocárdio (IAM) e que caminham 7.500 passos por dia melhoram significativamente o controle dos seus fatores de risco (peso, circunferência abdominal, colesterol, hipertensão, etc).

O uso do pedômetro (aparelho que faz a contagem de passos) tem se popularizado bastante no último ano.

Para indivíduos saudáveis, a recomendação é que caminhem 10.000 passos por dia para manter o condicionamento físico e controle dos fatores de risco.

Para indivíduos que já tiveram IAM especulou-se que 7.500 passos por dia seriam suficientes para reduzir os riscos e manter o condicionamento. Esta hipótese foi estudada e mostrou-se eficaz em estudo apresentado neste último congresso.

Se você já é adepto à moda do pedômetro vale a pena esforçar-se um pouquinho mais para atingir a meta de 7.500 (para quem já teve IAM) ou 10.000 (para indivíduos saudáveis) passos por dia para reduzir sua chance de eventos cardíacos no futuro.

Posted on 27 junho '11 by Dr. Ricardo, under Cardiologia. 122 Comments.

Video Game para combater obesidade?

Tags:, , , , , , , , , , , .

Uma pesquisa realizada em conjunto pela Associação Americana de Cardiologia (AHA) e a Nintendo está mostrando que o videogame tem um impacto positivo no combate à obesidade. Antes considerado uma “marca” do sedentarismo, o videogame pode se tornar um aliado da cardiologia. Os “jogos ativos” (active games), como são conhecidos, tem recebido bons comentários dos cardiologistas de todo mundo.

Tudo começou com um estudo de saúde pública na Virginia Oeste (West Virginia) que mostrou que as crianças que jogavam Dance Revolution (Konami, Tokyo, Japão) – jogo que requer que o jogador dance no ritmo da música encima de um tatame de botões – melhora o condicionamento físico. Além disso, existem vários relatos isolados de pessoas que perderam peso jogando videogame. Após este estudo, o governo do estado da Virginia colocou este jogo em escolas públicas para ajudar no combate à obesidade infantil.

Sobre a pesquisa atual, não existem dados que permitam apontar o benefício a longo prazo destes jogos.

Como estes jogos simulam vários exercícios físicos tradicionais (corrida, salto, etc), e em geral, estimulam o jogador, colocando-o em uma situação de competição, fatores psicológicos positivos podem aumentar ainda mais o benefício que eles trazem à saúde.

Não sei se você já experimentou, mas eu já. Realmente me senti bem cansado e, após uma tarde inteira correndo e saltando obstáculos na tela, minhas perna doeram como se eu estivesse acabado de sair do primeiro dia de malhação na academia!

Um grande abraço.

Posted on 4 junho '11 by Dr. Ricardo, under Bem-estar, Cardiologia. 114 Comments.