Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for maio, 2011

Troca de válvula aórtica sem necessidade de cirurgia aberta

Tags:, , , , , , , , , .

Boa tarde!! Congresso americano de Cardiologia (ACC) terminado e a principal novidade (comentada com muito entusiasmo no congresso deste ano) foi sobre o estudo PARTNER, que avaliou a troca da vávula aórtica por prótese biológica implantada por via percutânea (através de cateterismo cardíaco).

Acho que entramos, definitivamente, na era do tratamento percutâneo das doenças valvares!!

O estudo, ainda não publicado, comparou o implante de vávula aórtica por via percutânea com o implante por cirurgia convencional (método tradicional). Após um seguimento de curto e médio prazo foram notados que os dois grupos de pacientes tiveram desfechos (como incidência de morte ou internações) semelhantes, ou seja, em termos de resultado, os métodos são equivalentes!!

Destaca-se ainda que os eventos na fase intra-hospitalar foram mais frequentes no grupo de pacientes que realizou a cirurgia aberta (tradicional), devido ao maior tempo de hospitalização e incidência de complicações nesta fase.

Esperamos que o estudo seja publicado em breve para o documentarmos como um marco na história da cardiologia e assim, com os resultados consistentes mostrados, ter tal procedimento incorporado ao rol de procedimentos pagos pelos convênios e planos de saúde. No Brasil, já foram realizados 28 implantes desta prótese em São Paulo, com resultados muito bons. Esperamos ver o uso rotineiro desta técnica em todo Brasil daqui a poucos anos!!

Um grande abraço.

Posted on 1 maio '11 by Dr. Ricardo, under Cardiologia. 106 Comments.