Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for abril, 2011

Qual o melhor nível de pressão após o infarto?

Tags:, , , , , , , , .

Nas últimas décadas, nós cardiologistas, tínhamos a noção do “quanto menor, melhor” para o nível de pressão arterial (PA), especialmente em pacientes que já tiveram infarto. Porém, estudos publicados recentemente tem mostrado que este lema pode não ser verdade.
Um estudo bem elaborado, com 4.196 pacientes revelou que a mortalidade e incidência de eventos cardíacos em relação à pressão arterial segue uma linha com curva em “J”, ou seja, em níveis baixos de PA a incidência de eventos é maior do que em níveis médios (130 até 140 de PA sistólica – “máxima”), e acima destes valores a incidência de eventos volta a aumentar, de forma ainda pior. A incidência de eventos foi menor nos pacientes que apresentavam PA sistólica de 136mmHg.
Uma metanálise de 7 ensaios clínicos randomizados, publicada pela Cochrane em 2009, também não encontrou diferenças entre pacientes com PA menor que 130×85mmHg, quando comparados aos que mantiveram PA menor do que 140×90mmHg. Desta forma, algumas mudanças de paradigmas tem sido propostas no tratamento dos pacientes com risco alto ou doença cardiovascular pré-estabelecida (infartados por exemplo).
Estes dados são extremamente importantes para uma melhor compreensão e, provavelmente, para a mudança da prática clínica diária. A atual tendência, de manter um controle menos rigoroso da PA em pacientes com lesão cardiovascular ou alto risco, deve chegar, em breve, às diretrizes de tratamento da hipertensão e infarto.

Posted on 9 abril '11 by Dr. Ricardo, under Cardiologia. No Comments.