Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for março, 2011

Atleta de fim de semana? Muito cuidado!!

Tags:, , , , , , , , , , .

Olá, estou de volta após um mês, pois estávamos com mudança no sistema de internet da CardioMinas.

Durante o carnaval assisti o programa da Globo “Bem Estar” e gostei muito. Contém muitas dicas que discutimos aqui no blog, porém explicadas de forma visual e muito prática.

Acima segue o vídeo na íntegra do programa do dia 08 de março, com a participação do Dr. Kalil (InCor) e abaixo transcrevo um texto muito interessante extraído do programa.

“As doenças cardíacas são as principais responsáveis pelas mortes súbitas na prática esportiva. Para evitar o pior, o ideal é fazer um check-up regularmente. Aqueles que já começaram a praticar exercícios devem prestar atenção a qualquer dor ou desconforto que aparecer durante a atividade, principalmente na região do tórax, pois esses sintomas podem indicar problemas cardíacos.

Segundo o chefe da seção de Cardiologia do Esporte do Instituto Dante Pazzanese, Nabil Ghorayeb, estima-se que 90% dos casos de morte súbita no esporte entre pessoas com mais de 35 anos em todo o mundo sejam causados por aterosclerose (depósito de gordura que entope as artérias coronarianas). A doença, que geralmente não apresenta sintomas, pode levar ao infarto agudo do miocárdio.

Entre os jovens, a cardiomiopatia hipertrófica (crescimento do músculo cardíaco causado por uma anomalia genética), muitas vezes também assintomática, é responsável por 56% das mortes.

A incidência de óbitos na atividade física, no entanto, é muito pequena, o que comprova que os exercícios, se bem orientados e realizados de acordo com os limites de cada um, trazem mais resultados bons do que ruins.

Um estudo americano divulgado em 2000 verificou uma taxa de mortalidade extremamente baixa: uma morte por 2,6 milhões de horas de atividades em academias. A vítimas eram principalmente homens de meia-idade, com histórico de doenças cardíacas ou fatores de risco (como obesidade e fumo), e praticantes de exercícios esporádicos”

Por isso, vale a regra: Se vc tem mais de 35 anos e deseja praticar atividade esportiva, faça antes um check-up e evite surpresas desagradáveis.

Um grande abraço.

Posted on 11 março '11 by Dr. Ricardo, under Cardiologia. 139 Comments.