Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for fevereiro, 2011

Quanto menor, melhor…

Tags:, , , , , , , , .

A Cardiologia não pára de evoluir, isto é fato. Um dos grandes avanços em saúde pública que contribuiu efetivamente para reduzir a mortalidade geral e aumentar (e muito!!) e sobrevida dos pacientes cardiopatas foi o advento das estatinas (medicações para redução do colesterol). Basta ver o último censo 2010: a expectativa de vida do brasileiro ao nascer é de 73 anos!! Algo impensável na década de 80.

O nível de colesterol desejado varia de paciente para paciente. Quanto maior o risco cardiovascular, menor deverá ser o colesterol!!

Como eu sempre digo aos meus pacientes: Isto não vem da “cabeça do médico”, mas sim de estudos com grande número de pacientes que mostraram efetivamente que pacientes com níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) menores infartam menos e vivem mais.

Até hoje a Cardiologia se pergunta se haverá um nível ideal de colesterol, pois a cada novo estudo conduzido demonstra-se que quanto menor o colesterol, maior o benefício!!

Para corroborar esta hipótese, foi publicado recentemente em uma importante revista médica, uma metanálise de 26 estudos que reuniu mais de 170.000 pacientes que comprovou que quanto maior a redução do colesterol LDL (colesterol ruim), maior o benefício (maior sobrevida, menos infarto, etc).

Com o advento desta MEGA metanálise corroboramos mais uma vez a hipótese do “quanto menor, melhor”!!

Portanto, não deixe de tomar o seu “remédio de colesterol”, mesmo que os níveis estejam adequados ao exame, pois o uso deve ser contínuo para que os benefícios sejam sólidos.

Posted on 2 fevereiro '11 by Dr. Ricardo, under Cardiologia. 103 Comments.