Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for janeiro, 2011

Salvando 1 milhão de vidas!!

Tags:, , , , , , , , , , , , , .

Você sabia que a principal causa de AVC (derrame cerebral) é uma arritmia cardíaca chamada Fibrilação atrial (FA)?

A incidência de FA está aumentando nos dias atuais devido ao aumento da longevidade da população e da prevalência de hipertensão arterial.

Cerca de 80% de todos os AVCs isquêmicos são de origem embólica, ou seja, devido à formação de trombos dentro de uma das câmaras do coração, que por sua vez, migram até o cérebro provocando o AVC. E a principal causa de formação de trombos nas cavidades cardíacas (notadamente o átrio) é a FA.

Por isso, a Boehringer Ingelheim lançou uma iniciativa global chamada 1 Mission 1 Million – Getting to the Heart of Stroke que visa à conscientização e compreensão da Fibrilação Atrial e do risco associado de AVC por meio do apoio de profissionais de saúde, pacientes, cuidadores, entidades e associações como a World Heart Federation (WHF), Atrial Fibrilation Association (AFA), Europa anticoagulação (ECA ) e Stroke Alliance For Europe (SAFE).

Esta é mais uma iniciativa importante que visa conscientizar pacientes e profissionais de saúde sobre a importância da ANTICOAGULAÇÃO de pacientes portadores de FA, para que assim, reduza-se a incidência de AVC.

O risco de AVC em portadores de FA varia de 5 a 10% ao ano, dependendo dos fatores de risco associados que o paciente apresente. Com o uso de anticoagulantes, esta taxa cai para cerca de 1% ao ano, ou seja, redução de 500 a 1000%!!

Posted on 17 janeiro '11 by Dr. Ricardo, under Cardiologia. 116 Comments.