Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for dezembro, 2010

Que 2011 venha repleto de saúde!!

Tags:, , , , .


Desejo a todos os seguidores do blog um ano novo repleto de alegrias, saúde e realizações!! Busquem e alcançem seus sonhos!!

E não esqueçam que os cuidados com o coração devem ser permanentes, por isso não abusem na ceia!!!

Um grande abraço,

Dr. Ricardo M. Ghetti Cabral

Posted on 30 dezembro '10 by Dr. Ricardo, under Bem-estar, Boas vindas. 129 Comments.

Qual o melhor antidepressivo para Cardiopatas?

Tags:, , , , , , , .

Vários pacientes cardiopatas apresentam sintomas depressivos… seja porque a manifestação das doenças cardiovasculares, em geral, é súbita e, por isso, muitos pacientes que antes eram ativos e saudáveis se vêem, de repente, limitados ou “com medo” de sofrerem um novo infarto, OU porque já apresentavam sintomas subclínicos de depressão que se tornam mais evidentes após a doença cardíaca.

Um estudo publicado em janeiro/2010 na revista da Sociedade Européia de Cardiologia mostrou que o uso de antidepressivos tricíclicos (como amitriptilina, imipramina, etc) aumentou em 35% o risco de eventos cardiovasculares ao longo de 8 anos, devido ao aumento da pressão arterial, peso e glicose.

Este aumento de risco não foi observado nos pacientes que usaram outra classe de antidepressivos: os recaptadores de serotonina (como a sertralina por exemplo).

Em 2008 a Associação Americana de Cardiologia (AHA) publicou uma recomendação sugerindo que os antidepressivos de escolha para os pacientes cardiopatas são: SERTRALINA e CITALOPRAM, pois não aumentavam o risco de eventos cardíacos à longo prazo.

Se você é cardiopata e está passando por problemas depressivos, consulte seu cardiologista para recomendação e orientação sobre o melhor tratamento para o seu caso. Nunca use medicamentos sem prescrição médica.

Posted on 15 dezembro '10 by Dr. Ricardo, under Cardiologia. 6 Comments.