Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for outubro, 2010

Sibutramina faz mal?

Tags:, , , , , , , .

Muitos pacientes me perguntam se Sibutramina (medicamento utilizado para perda de peso e inibição do apetite) faz mal ou provoca infarto. Esta polêmica iniciou-se depois que a medicação teve seu uso restrito no país após evidências de que ela aumenta o risco cardiovascular.

Os mecanismos de ação da sibutramina que provocam redução do peso são dois: inibição do apetite e aumento do metabolismo basal do organismo.
Na primeira semana de uso da sibutramina podem aparecer efeitos adversos como: taquicardia, inclusive com sensação de palpitações, e sudorese excessiva. No decorrer do tratamento estes sintomas tendem a se tornar mais amenos.
A Sibutramina está entre as medicações aprovadas pelo FDA (órgão americano que autoriza ou não o uso de medicações e alimentos nos Estados Unidos) para tratamento da obesidade. Existem outras duas aprovadas: Orlistat (Xenical) – que diminui a absorção de gordura pelo trato gastrointestinal, porém causa diarréia; e o Rimonabant (Acomplia) – este, porém, associado ao aumento do índice de transtornos psiquiátricos como depressão.

Mas e a Sibutramina, é isenta de riscos?

Não. A Sibutramina está associada ao aumento da pressão arterial, principalmente a diastólica (a pressão mínima – o “8″ do “famoso 12×8″). E por este motivo está associada ao aumento do risco cardiovascular, ou seja, o risco de ocorrência de infarto nos próximos 10 anos.

Um grande estudo publicado em uma famosa revista médica avaliou o efeito da Sibutramina sobre o risco cardiovascular em 10.744 pacientes com 55 anos ou mais, que estavam acima do peso e desejavam emagrecer. Todos apresentavam doença cardíaca prévia ou diabetes. Estes pacientes foram divididos em 2 grupos: um grupo fez uso de Sibutramina por um média de 3 anos e outro grupo não.

Após este período viu-se que os pacientes que usaram Sibutramina tiveram uma incidência maior de infarto e AVC (derrame cerebral), porém não houve aumento do risco de óbito.

Em conclusão: se você já apresenta alguma doença cardiovascular (hipertensão arterial, infarto prévio) ou diabetes, o uso de sibutramina é prejudicial.

Em pacientes que não apresentam nenhum destes fatores de risco, o uso da Sibutramina ainda não foi avaliado, mas, à princípio, não está associado ao aumento do risco cardiovascular.

Mas, lembre-se, antes de iniciar o uso de qualquer medicamento para emagrecer, consulte seu cardiologista para uma avaliação. Nunca use medicamentos sem prescrição médica.

Posted on 29 outubro '10 by Dr. Ricardo, under Cardiologia. 306 Comments.

Dia Mundial do Coração

Tags:, , , , , , , .

No 30 de setembro passado foi comemorado o décimo Dia Mundial do Coração.

O objetivo é alertar a população para os riscos das doenças cardiovasculares.

Como publicado em post anterior, os fatores de risco para desenvolvimento das doenças cardiovasculares são de aparecimento silencioso, ou seja, na maioria das vezes não causam sintomas ou sinais.

Conforme diretrizes da sociedade brasileira de cardiologia, costuma-se dividir a população em grupos de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares nos próximos 10 anos em: baixo risco (0-3% de incidência de infarto); moderado risco (3-10%) e alto risco (>10%).

Os fatores de risco principais adotados para esta classificação são: sexo masculino, idade, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo e nível de colesterol. Você pode calcular o seu risco através deste link.

Faça do Dia Mundial do Coração o seu dia!! Dê de presente à você uma vida mais saudável! Se você apresenta algum fator de risco que possa ser modificado (tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto), faça-o desde agora e colha os frutos daqui a 5 ou 10 anos.

A CardioMinas apóia o Dia Mundial do Coração e está empenhada na difusão dos hábitos de vida saudável.

Posted on 5 outubro '10 by Dr. Ricardo, under Bem-estar, Cardiologia. 115 Comments.