Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for julho, 2010

Telemedicina reduz mortalidade do infarto

Tags:, , , , , , , , , , .

Li recentemente uma reportagem do “Correio da Paraíba” (jornal de João Pessoa-PB) que os primeiros resultados da implantação do sistema de telemedicina cardiológica em ambulâncias do SAMU foram extraordinários: houve uma redução de 50% na mortalidade associada ao infato agudo do miocárdio nas emergências atendidas pelas ambulâncias na região metropolitana de João Pessoa nos primeiros 6 meses deste ano.

Conforme post anterior,o Ministério da Saúde passou a financiar um projeto de telemedicina em ambulâncias do SAMU. São utilizados aparelhos de eletrocardiograma móveis. O exame é enviado à uma central via celular onde será avaliado e após 5 minutos o laudo é devolvido também via celular. Os diagnósticos são rápidos e precisos, o que é fundamental no tratamento do infarto.

Estima-se que para cada minuto perdido no tratamento do infarto o paciente perca 11 dias de vida. Portanto, o transporte do paciente infartado até o hospital para que o mesmo possa realizar um eletrocardiograma e confirmar o diagnóstico de infarto, que pode levar, em média 30 minutos, pode custar ao paciente quase um ano a menos de sobrevida.

Com o novo sistema as ambulâncias do SAMU prestam atendimento correto imediatamente, antes mesmo da chegada do paciente ao hospital, o que reduz significativamente a mortalidade do infarto.

A CardioMinas trouxe à zona da mata mineira e ao estado do Rio de Janeiro esta mesma tecnologia e agora expande sua área de atuação para todo terriório nacional. Nos orgulhamos de fazer parte desta revolução tecnológica capaz de salvar vidas e contribuir para o avanço da telemedicina brasileira.

Posted on 20 julho '10 by Dr. Ricardo, under Cardiologia, Telemedicina. No Comments.

Alimentação saudável… também nas férias

Tags:, , , , , , , , .

As férias de julho já estão aí!!

Muitas vezes nos esquecemos da dieta e da alimentação saudável em nossos períodos de folga (leia-se férias e finais de semana). Isso porque muitos de nós considera a dieta um esforço e não um hábito prazeroso. Aí é que está o engano!

Hábitos de vida saudável devem ser, NECESSARIAMENTE, prazerosos, senão não serão duradouros!

Suas férias serão “melhor aproveitadas” se você estiver com o peso adequado, com um bom condicionamento físico, dormindo bem e feliz com o que come.

Se você é um daqueles que come em grande quantidade lembre-se: para dizer que gosta de um determinado prato você não precisa comer muito. Você pode comer uma pequena porção e gostar da comida com a mesma intensidade de quem come muito.

Os cuidados com a alimentação devem ser mantidos todos os dias e devem ser iniciados na infância. Tomem cuidado para as crianças não associarem os sanduíches “fast-food” com prêmios por boas notas na escola ou por bom comportamento. Eduquem seus filhos a preferir hábitos de vida e de alimentação saudáveis desde cedo.

Abaixo postamos dicas para dietas saudáveis:

• Ter uma alimentação variada;

• Evitar o uso exagerado de alimentos ricos em colesterol ou gordura animal, como gema de ovo, carnes gordurosas, torresmo, manteiga, pele de frango e de porco;

• Preferir alimentos preparados com óleo vegetal;

• Aumentar a quantidade de verduras, legumes, frutas e cereais na alimentação;

• Colocar menos quantidade de sal nos alimentos. Para a criança, entretanto, não deve ser retirado alimentos da dieta normal (a não ser por indicação mádica), pois ela precisa de todos os alimentos, inclusive gorduras, para crescer e desenvolver. É bom lembrar que a oferta exagerada de sucos (principalmente artificiais) e guloseimas pode atrapalhar a ingestão de outros alimentos pela criança e também prejudicar o seu crescimento e desenvolvimento.

Posted on 5 julho '10 by Dr. Ricardo, under Bem-estar. No Comments.