Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for junho, 2010

Seu coração está preparado para assistir à Copa do Mundo?

Tags:, , , , , , , , , , .

Enfim começou a Copa do Mundo de Futebol…
Antes de escrever este post, atendi muitos pacientes em busca de exames de check-up, a maioria homens de 50 a 70 anos. Uma semana antes da Copa do Mundo começar, a procura por exames de check-up aumentaram significativamente. Muitos estavam preocupados com as fortes emoções que a Copa reserva. E gostariam de saber se estavam preparados para suportar.
A Copa realmente “mexe” com os corações brasileiros!! Todos nós esperamos que a Seleção Brasileira não nos dê sustos…
Se você está entre os milhões de brasileiros que vibram com a Copa e estão preocupados com sua saúde cardiovascular, esta é uma boa hora para fazer o check-up.

Um estudo alemão de 2008 analisou 4.279 pacientes admitidos por problemas cardíacos nos hospitais da Alemanha durante a Copa de 2006, que aconteceu lá. Depois, o número de casos foi comparado aos registrados em outros períodos do ano. E a conclusão foi bem alarmante:

“Assistir a uma partida de futebol estressante mais do que dobra o risco de se ter um ataque cardíaco”, diz o estudo. Não só o dobro de corações falhou por lá na época da Copa, como grande parte das emergências bateu com os horários dos jogos da seleção alemã. Ou seja: a Copa faz mal à saúde.

Uma avaliação do seu risco cardiovascular é muito simples, e consiste, basicamente, em: uma consulta com seu cardiologista; exames de sangue para avaliar a presença ou não de “doenças silenciosas” associadas com a aterosclerose (doença que provoca obstruções nos vasos sanguíneos): colesterol alto, diabetes, insuficiência renal, etc; um eletrocardiograma (ECG).

Dependendo da avaliação inicial você será “classificado” quanto ao risco de infarto nos próximos 10 anos em: baixo, médio ou alto risco.
De acordo com esta classificação você terá indicação de realizar exames mais específicos: teste ergométrico, angiotomografia das coronárias, cintilografia miocárdica ou cateterismo cardíaco.

Após esta avaliação você receberá algumas orientações do seu médico em relação à dieta, atividade física e medicações (quando necessário).

Aproveite esta oportunidade e coloque sua saúde cardiovascular em dia. Prepare o seu coração para a Copa do Mundo. Se a seleção brasileira ajudar, serão 7 provas de 90 minutos que o seu coração irá ter de aguentar!!

Posted on 17 junho '10 by Dr. Ricardo, under Bem-estar, Cardiologia. No Comments.

Dia Mundial contra o Tabaco… nós apoiamos

Tags:, , , , , , , , .

Dia 31 de maio de 2010, segunda-feira, foi o dia mundial contra o tabaco, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema: “Gênero e tabaco com ênfase no marketing para mulheres”

Talvez muitos de nós não percebam, mas a geração atual (conhecida como geração “Y”) fuma bem menos do que as gerações nascidas nos anos 70 e 80. Hoje é muito comum que os filhos de pais tabagistas incentivem os mesmos a deixar o vício. Isso é fruto de um intenso trabalho realizado pelo Ministério da Saúde e pelas sociedades médicas nos últimos anos, com campanhas agressivas e que atingem diretamente a população que fuma.

O cigarro é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.

Se você AINDA fuma pode ter certeza: um dia uma destas campanhas vai “tocar” o seu coração, ou quem sabe, um pedido do seu filho fará você parar de fumar. Caso você não consiga sozinha fazer isto, não deixe de procurar ajuda médica para te auxiliar. Hoje, existem diversas medicações, adesivos, gomas-de-mascar que tornam a luta contra o cigarro mais fácil.

Posted on 9 junho '10 by Dr. Ricardo, under Bem-estar, Cardiologia. 115 Comments.