Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for 'Telemedicina'

Qual a dose certa de corrida para o cardiopata?

Tags:, , , , , , , , , , .


Muitos pacientes me perguntam sobre qual atividade física é melhor para o coração.

A impressão da maioria das pessoas é de que a corrida ou caminhada é o melhor exercício físico para o coração. Mas quanto? Por quanto tempo? Qual distância? Quantas vezes por semana?

O fator que mais impacta sobre o coração é, sem dúvida, a REGULARIDADE da atividade física. Já publiquei em post anterior sobre os perigos do “Atleta de final de semana” que expõe o seu coração à uma atividade física à qual não está habituado, e por isso, pode provocar infartos ou morte súbita.

Um estudo publicado em junho deste ano na Revista Americana de Medicina Esportiva avaliou 52.000 pessoas sem doenças prévias (hipertensão, diabetes, ou outra) que praticavam atividade física regularmente.

Como era de se esperar, a atividade física regular reduziu a mortalidade em 19% (!!) quando comparado à pessoas que não praticavam atividade física.

Uma característica muito interessante é que a velocidade e a distância da corrida influenciaram na mortalidade:

Quem corria de 9 a 11km/h reduziu a mortalidade em 27%, enquanto quem corria a mais de 13km/h reduziu a mortalidade em apenas 7%.

E quem corria entre 16 e 24km por semana reduziu a mortalidade em 27%, enquanto quem corria 32km reduzia 10%, e quem corria 40km reduziu apenas 5% da mortalidade.

E tem mais, quem corria de 2-5 vezes por semana teve mais benefício do que quem corria 6-7 vezes.

Por isso, a idéia de que atividade física “quanto mais melhor” é errada!! Portanto, se vc quiser fazer atividade física para beneficiar o coração pratique caminhadas (ou corridas) com moderação!

Posted on 28 julho '12 by Dr. Ricardo, under Bem-estar, Cardiologia, Telemedicina. 134 Comments.

Telemedicina reduz mortalidade do infarto

Tags:, , , , , , , , , , .

Li recentemente uma reportagem do “Correio da Paraíba” (jornal de João Pessoa-PB) que os primeiros resultados da implantação do sistema de telemedicina cardiológica em ambulâncias do SAMU foram extraordinários: houve uma redução de 50% na mortalidade associada ao infato agudo do miocárdio nas emergências atendidas pelas ambulâncias na região metropolitana de João Pessoa nos primeiros 6 meses deste ano.

Conforme post anterior,o Ministério da Saúde passou a financiar um projeto de telemedicina em ambulâncias do SAMU. São utilizados aparelhos de eletrocardiograma móveis. O exame é enviado à uma central via celular onde será avaliado e após 5 minutos o laudo é devolvido também via celular. Os diagnósticos são rápidos e precisos, o que é fundamental no tratamento do infarto.

Estima-se que para cada minuto perdido no tratamento do infarto o paciente perca 11 dias de vida. Portanto, o transporte do paciente infartado até o hospital para que o mesmo possa realizar um eletrocardiograma e confirmar o diagnóstico de infarto, que pode levar, em média 30 minutos, pode custar ao paciente quase um ano a menos de sobrevida.

Com o novo sistema as ambulâncias do SAMU prestam atendimento correto imediatamente, antes mesmo da chegada do paciente ao hospital, o que reduz significativamente a mortalidade do infarto.

A CardioMinas trouxe à zona da mata mineira e ao estado do Rio de Janeiro esta mesma tecnologia e agora expande sua área de atuação para todo terriório nacional. Nos orgulhamos de fazer parte desta revolução tecnológica capaz de salvar vidas e contribuir para o avanço da telemedicina brasileira.

Posted on 20 julho '10 by Dr. Ricardo, under Cardiologia, Telemedicina. No Comments.

Pilates e Telemedicina

Tags:, , , , , .

O Pilates se transformou em uma febre mundial!!

Estava lendo a história de Joseph Pilates (“inventor” da técnica que leva o seu nome) na internet e me surpreendi com o que li…

Vocês sabiam que Joseph Pilates foi auto-didata?? Abaixo segue um pequeno resumo desta história que me fascinou:

Joseph Pilates era um menino franzino e raquítico. Por ser filho de um atleta, aprendeu com seu pai a se exercitar para fortalecer sua estrutura física.

Quando criança, Joseph ganhou um livro de anatomia de um médico da família e passou a ter interesse pelo estudo do corpo humano. Apegou-se tanto ao livro, que passou a decorar seu conteúdo e começou a testar exercícios se baseando no conhecimento que tinha. Gostava de analisar os detalhes dos músculos e o impacto que o movimento de cada um deles poderia causar no corpo todo. Na adolescência, encontrou na atividade física uma forma de se manter saudável.

Em 1912, o rapaz nascido em 1880 na Alemanha já era ginasta, mergulhador e lutador de boxe. Após muitos estudos supôs que corpo e mente estivessem intimamente ligados e passou  a desenvolver técnicas de auto-defesa harmonizando corpo e consciência em busca de concentração e agilidade.Tais técnicas originaram a “contrologia”: ciência dedicada ao estudo de exercícios capazes de coordenar corpo, mente e espírito ao mesmo tempo.

Quando foi chamado para lutar na primeira guerra mundial, já tinha ampliado bastante suas técnicas “contrológicas”. Então ensinou tudo o que sabia a seus parceiros de batalha para que estes pudessem se defender e vencer o inimigo mantendo a concentração.

Em 1926, Joseph mudou-se para os Estados Unidos com sua esposa e abriu uma academia de ginástica em Nova Iorque. Suas aulas tornaram-se populares e seus conceitos de contrologia se expandiram e deram origem ao que conhecemos hoje como Pilates.

Muitas academias, hoje, oferecem aulas de Pilates e, como qualquer atividade física, é importante que você realize um check-up com seu médico para avaliar o seu condicionamento físico. Somente assim é possível saber como o seu corpo irá se comportar durante a atividade.

O eletrocardiograma é um dos exames que precisam ser realizados em um check-up. À partir dele pode-se fazer suspeitas diagnósticas que irão guiar o médico na definição do estado de saúde do paciente e definir se o mesmo está apto ou não a realizar as atividades físicas propostas.

A CardioMinas atua em parceria com algumas academias de ginástica e fornece laudos imediatos durante a avaliação de rotina do indivíduo que deseja iniciar suas atividades físicas. Já no surpreendemos com alguns diagnósticos que impediram a pessoa de realizar atividades físicas. Desta maneira evitamos que consequencias sérias pudessem ter ocorrido com estas pessoas durante as atividades de ginástica.

E você, já fez o seu check-up?

Posted on 29 maio '10 by Dr. Ricardo, under Bem-estar, Telemedicina. 111 Comments.

Ministério da Saúde financia projeto de Telemedicina

Tags:, , , .

Há muito tempo queria ter publicado este post…
O governo federal, através do Ministério da Saúde, está financiando projetos de telemedicina que possam levar medicina e tecnologia de ponta às várias regiões do Brasil.
Acima vocês podem conferir uma reportagem exibida no Jornal Hoje (Rede Globo) do dia 28 de janeiro deste ano. Esta reportagem é bem elucidativa para quem deseja conhecer o que é e como funciona um sistema de telemedicina e seus benefícios quando aplicado à saúde pública.
Os eletrocardiógrafos apresentados na reportagem são os mesmos utilizados pela CardioMinas em algumas Unidades Básicas de Saúde da Zona da Mata mineira. Atualmente estamos estudando a expansão de nossos serviços para as Unidades Móveis de Emergência como os SAMU’s e já fizemos alguns testes em nossa nova plataforma eletrônica para possibilitar a interação com a nova tecnologia.
A CardioMinas inova mais uma vez e leva ao interior tecnologia de ponta à serviço da população.

Posted on 14 maio '10 by Dr. Ricardo, under Telemedicina. No Comments.