Bem vindo ao blog da Blog Cardiominas.

Archive for 'Bem-estar'

O mito do Ovo e colesterol

Tags:, , , , , , , , , , , .

O ovo de galinha contém 210mg de colesterol.

A sociedade americana de cardiologia recomenda uma ingestão diária de , no máximo, 300mg de colesterol. Sendo assim, o ovo se tornou um grande vilão quando o assunto é dieta para cardiopatas. No entanto, a associação de consumo de ovo e aumento do risco de infarto ainda não está definida.

Em Janeiro de 2013, foi publicado uma grande metanálise com objetivo de avaliar a associação entre o consumo de ovo e o risco cardiovascular  e AVC .

Milhares de pacientes foram acompanhados por 10 a 20 anos, e foi avaliado o risco destas pessoas desenvolverem eventos coronarianos ou AVC.

Não houve associação  entre o consumo de mais de um ovo por dia e o risco de desenvolver doença coronariana ou AVC.

Deve-se ressaltar, no entanto, que na análise de subgrupos , os diabéticos  que consumiam mais ovos, quando comparados com os que consumiam menos ovos, demonstraram um risco aumentado de doença coronariana (1,5 vezes mais).

Estes resultados podem ser decorrentes da capacidade do ovo em aumentar a concentração do “colesterol bom” (HDL) que é um importante fator de proteção cardiovascular.

Estes dados são importantes, pois o ovo é barato, e pode ser importante fonte de alimento para pacientes de baixa renda.

Apesar da nossa cultura médica ser muito influenciada pelos Americanos, atualmente, várias diretrizes de recomendação de dieta saudável  em vários países como Nepal, Tailândia, e África do Sul recomendam o consumo de ovo diariamente ou regularmente.

Posted on 2 março '13 by Dr. Ricardo, under Bem-estar, Cardiologia. 103 Comments.

Qual a dose certa de corrida para o cardiopata?

Tags:, , , , , , , , , , .


Muitos pacientes me perguntam sobre qual atividade física é melhor para o coração.

A impressão da maioria das pessoas é de que a corrida ou caminhada é o melhor exercício físico para o coração. Mas quanto? Por quanto tempo? Qual distância? Quantas vezes por semana?

O fator que mais impacta sobre o coração é, sem dúvida, a REGULARIDADE da atividade física. Já publiquei em post anterior sobre os perigos do “Atleta de final de semana” que expõe o seu coração à uma atividade física à qual não está habituado, e por isso, pode provocar infartos ou morte súbita.

Um estudo publicado em junho deste ano na Revista Americana de Medicina Esportiva avaliou 52.000 pessoas sem doenças prévias (hipertensão, diabetes, ou outra) que praticavam atividade física regularmente.

Como era de se esperar, a atividade física regular reduziu a mortalidade em 19% (!!) quando comparado à pessoas que não praticavam atividade física.

Uma característica muito interessante é que a velocidade e a distância da corrida influenciaram na mortalidade:

Quem corria de 9 a 11km/h reduziu a mortalidade em 27%, enquanto quem corria a mais de 13km/h reduziu a mortalidade em apenas 7%.

E quem corria entre 16 e 24km por semana reduziu a mortalidade em 27%, enquanto quem corria 32km reduzia 10%, e quem corria 40km reduziu apenas 5% da mortalidade.

E tem mais, quem corria de 2-5 vezes por semana teve mais benefício do que quem corria 6-7 vezes.

Por isso, a idéia de que atividade física “quanto mais melhor” é errada!! Portanto, se vc quiser fazer atividade física para beneficiar o coração pratique caminhadas (ou corridas) com moderação!

Posted on 28 julho '12 by Dr. Ricardo, under Bem-estar, Cardiologia, Telemedicina. 134 Comments.

Video Game para combater obesidade?

Tags:, , , , , , , , , , , .

Uma pesquisa realizada em conjunto pela Associação Americana de Cardiologia (AHA) e a Nintendo está mostrando que o videogame tem um impacto positivo no combate à obesidade. Antes considerado uma “marca” do sedentarismo, o videogame pode se tornar um aliado da cardiologia. Os “jogos ativos” (active games), como são conhecidos, tem recebido bons comentários dos cardiologistas de todo mundo.

Tudo começou com um estudo de saúde pública na Virginia Oeste (West Virginia) que mostrou que as crianças que jogavam Dance Revolution (Konami, Tokyo, Japão) – jogo que requer que o jogador dance no ritmo da música encima de um tatame de botões – melhora o condicionamento físico. Além disso, existem vários relatos isolados de pessoas que perderam peso jogando videogame. Após este estudo, o governo do estado da Virginia colocou este jogo em escolas públicas para ajudar no combate à obesidade infantil.

Sobre a pesquisa atual, não existem dados que permitam apontar o benefício a longo prazo destes jogos.

Como estes jogos simulam vários exercícios físicos tradicionais (corrida, salto, etc), e em geral, estimulam o jogador, colocando-o em uma situação de competição, fatores psicológicos positivos podem aumentar ainda mais o benefício que eles trazem à saúde.

Não sei se você já experimentou, mas eu já. Realmente me senti bem cansado e, após uma tarde inteira correndo e saltando obstáculos na tela, minhas perna doeram como se eu estivesse acabado de sair do primeiro dia de malhação na academia!

Um grande abraço.

Posted on 4 junho '11 by Dr. Ricardo, under Bem-estar, Cardiologia. 114 Comments.

Que 2011 venha repleto de saúde!!

Tags:, , , , .


Desejo a todos os seguidores do blog um ano novo repleto de alegrias, saúde e realizações!! Busquem e alcançem seus sonhos!!

E não esqueçam que os cuidados com o coração devem ser permanentes, por isso não abusem na ceia!!!

Um grande abraço,

Dr. Ricardo M. Ghetti Cabral

Posted on 30 dezembro '10 by Dr. Ricardo, under Bem-estar, Boas vindas. 129 Comments.

Amigos do Coração

Tags:, , , , , , , , , .

Na próxima vez que você for ao supermercado, procure no rótulo dos produtos o selo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Este selo é concedido aos produtos que foram aprovados pela sociedade, pois ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, e controlam os fatores de risco como: colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

Os produtos que recebem este selo apresentam, comprovadamente, através de estudos e laudos, teores adequados de sal, gordura, fibra e colesterol, e não possuem gorduras trans em sua composição.

Até hoje 106 produtos estão certificados, como margarinas, óleos vegetais, sucos, biscoitos, bolos e leites. Clique neste link e imprima a lista completa de produtos.

Ao adquirir um produto “aprovado” você tem a garantia de ter feito a escolha certa, contribuindo para a promoção e a manutenção de sua saúde.

Faça parte da “Comunidade Saudável”. Procure produtos com o Selo de Aprovação SBC e tenha sempre com você a “marca da saúde!”

Posted on 23 novembro '10 by Dr. Ricardo, under Bem-estar, Cardiologia. 122 Comments.